Ativismo que Transforma

  • iconemail
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn ícone social

Neste momento em que o mundo passa por um desafio coletivo de proporções inéditas, é animador saber que mais pessoas estão preocupadas com a garantia dos direitos humanos. No cenário atual, também emergiu, ainda com mais força, a discussão acerca da cidadania - o questionamento sobre qual seria a melhor maneira de torná-la uma cidadania ativa, possível e exercida por todos, superando a submissão a grupos, a governos e interesses de uns poucos. 

Deixar o comodismo de lado é superar a ideia de que é mais fácil receber as coisas prontas dos outros do que agir, é inteirar-se dos assuntos, desenvolvendo o capital social da comunidade e o fortalecimento da mesma, influenciando decisões que são de seu interesse: porque com o comparecimento, tornam-se protagonistas da sua própria história de forma plena, e abrem um caminho de possibilidade e entusiasmo por mais democracia participativa. Diante da forte crise de representação que atravessa o país, o momento de fragilidade econômica (também agravado com a pandemia). acreditamos que uma melhor relação entre o Estado e a sociedade amplia igualmente a legitimidade dos governos, algo que carecemos no país e especialmente em níveis locais. 

Assim, o Pernambuco Transparente, projeto que desde 2018 ajuda a promover a transparência e integridade públicas a partir de um foco metropolitano, inicia a abertura do espaço de seu blog como um canal para divulgação de trabalhos referenciais no estado com o propósito de desenvolvimento da cidadania: contribuição que o projeto também objetiva. O Acesso à Informação, mais do que um direito que consagra o alcance de qualquer cidadão a dados por natureza públicos, é igualmente essencial para o aprimoramento do controle social estabelecido na Constituição Federal, reforçado com a Lei de Responsabilidade Fiscal e a recente Lei de Defesa do Usuário de Serviços Públicos. O avanço desta cultura é o cimento de uma nova cidadania, que desejamos incentivar, na busca de um progresso mais justo e sustentável.

Por entendermos esse importante papel e seu caráter transversal para o impulsionamento da qualidade de políticas públicas, estamos em constante diálogo com outros movimentos da sociedade - e além da postura que já adotamos de divulgar suas experiências em nossas redes sociais, intensificamos ainda mais por meio de nosso portal. As iniciativas serão apresentados por seus próprios criadores, nas suas próprias palavras. Caso deseje ter a história da sua luta aqui é só entrar em contato

Confira uma série de empreendimentos e espaços de atuação social para você participar, cobrar e fiscalizar os seus representantes - seja você mesmo(a) o agente de transformação!

1
2