A ação do Pernambuco Transparente em Perspectiva

Nosso olhar sobre a Transparência

O Pernambuco Transparente é um projeto independente, não partidário e sem fins lucrativos que busca tornar os governos locais e nossa política mais responsáveis ​​e transparentes para todos, permitindo uma participação democrática mais completa, equitativa e efetiva. Trazemos conhecimento para enriquecer o debate e ajudar a sociedade e as instituições a exercerem seu papel na luta contra a força destrutiva da corrupção, que gera injustiça e desigualdade. 

Em 2018, diante do grave cenário político local, denúncias de má gestão pública generalizada, e uma forte necessidade de maior participação na condução do planejamento público, iniciamos o projeto para impulsionar a defesa de uma nova cidadania e conduta política, partindo da realização de visitas técnicas aos setores que por lei são encarregados de efetivar a transparência nos órgãos públicos: as controladorias (ou controles internos) das prefeituras e câmaras municipais metropolitanas - a prioridade considerando questões logísticas (em breve disponibilizaremos os registros de passagens aqui). Nosso trabalho une a expertise nesses assuntos com uma abordagem aberta e inovadora de advocacy, trazendo  conhecimento para análise e defesa de tais pautas, contribuindo para ampliar o olhar da governança pública e cidadania capacitadas. 

Atualmente, nossas principais linhas de atuação são focadas em Capacitação (através de palestras e conteúdo online) e advocacy, participando de audiências públicas e fazendo posicionamentos públicos sobre o assunto, com a finalidade de influenciar a formulação de políticas relacionadas ao avanço da transparência e que contribuam também para estimular uma cultura de integridade.

A transparência disponibilizada na abertura de dados governamentais em portais especiais além dos focados na aplicação dos recursos financeiros (portais de dados abertos universais são diferentes dos 'portais de transparência') abre caminho para um futuro inovador, viabilizando processos colaborativos entre a sociedade que geram benefícios cívicos, como o desenvolvimento de aplicativos para solucionar problemas urbanos. Contribui ainda para um melhor exercício da cidadania: ao conhecermos melhor o funcionamento da administração pública e órgãos de representação, podemos pressionar por mudanças em políticas públicas com base em informações oficiais e exigir melhores serviços a partir de evidências. Assim, oferecemos um vasto acervo para facilitar o mergulho neste rico universo para todos os públicos: jornalistas, cientistas, desenvolvedores tecnológicos, gestores e ativistas sociais.

Diante dos desafios dos processos eleitorais em cenários como o pernambucano, (nos quais não endossamos nenhuma candidatura ou partido) oferecemos informações sobre como acompanhar debates, monitorar gastos eleitorais, representatividade, candidaturas com propostas voltadas ao fortalecimento da agenda de participação e prestação de contas, bem como orientações sobre como fazer denúncias sobre irregularidades em campanhas.

Sabemos por experiência e acreditamos que uma missão dessa natureza é melhor concretizada por meio de colaboração e do ativismo, por isso, nosso Blog e o portal estarão sempre cheios de conteúdo sobre iniciativas que contribuem para a construção de um futuro melhor através do engajamento cívico, além de atuações conjuntas.

  • iconemail
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn ícone social