• iconemail
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn ícone social

Agende uma Palestra

A cultura da transparência deve ser internalizada nos entes públicos e também na sociedade. Somente assim teremos uma sociedade exercendo seu direito e dever de participação e governos mais responsáveis. É um dos assuntos cada vez mais debatidos no país atualmente, sobretudo quando se fala em controle social e demanda por melhores serviços públicos e transformação das estruturas urbanas em cidades mais inteligentes, gerando uma nova relação entre a população e suas instituições.

 

Auxiliar na disponibilização das informações e compreensão acessível para a população em relação aos serviços prestados pelo poder público é um de nossos principais objetivos. Acreditamos na força do posicionamento da sociedade nesta agenda e por isso, oferecemos capacitações para públicos diversos sobre o assunto. Para agendar uma palestra para a sua empresa ou organização de ensino, governamental ou civil (nesses últimos casos, gratuita), escolha entre as opções no menu ao final desta seção, preencha os campos exibidos e em breve entraremos em contato com você.

Modalidades

Conheça abaixo as formas de capacitação realizadas e os conteúdos envolvidos! Adaptações, conforme necessidades especiais do público, também podem ser solicitadas. Reforçamos que o projeto não tem fins lucrativos (saiba mais a respeito), e apenas a partir de 2021 foi iniciada a cobrança de taxas simbólicas (para cobrir gastos de deslocamento ou necessidades emergenciais) e um valor exclusivo para cursos voltados ao setor privado, que serão inteiramente revertidos para viabilizar as atividades usuais. Devido à pandemia, possibilitamos ainda o agendamento de videoconferências ou lives, sem qualquer custo, uma vez que o trabalho remoto traz a redução das despesas logísticas mencionadas anteriormente - observamos que foi possível manter as atividades e qualidade de trabalho neste formato, com a comunicação entre os interessados da mesma maneira e até mesmo mais aperfeiçoada e objetiva.

  • A importância do Controle Social

As palestras de sensibilização têm como objetivo demonstrar o papel dos órgãos oficiais de controle e da sociedade na fiscalização das políticas públicas e no exercício do controle social, contribuindo para o avanço da cultura de integridade - a ênfase da palestra será o acesso à informação como um dever do Estado e um direito da cidadania, além de um instrumento de combate à corrupção e de fomento à boa aplicação dos recursos públicos. Há treinamento exclusivo para advocacy da sociedade civil, onde você verá tudo para tornar-se um cidadão fiscal ou fazer denúncias sem dificuldades! Trabalhando desde a ideia inicial, principais mecanismos de controle, uso de ferramentas de transparência, comunicação didática, noções sobre outras iniciativas semelhantes, recursos audiovisuais, casos exemplos de aplicação, e muito mais! Na ocasião, poderão ser apresentadas ferramentas de controle social, como os portais de transparência e dados abertos, ou mecanismos de denúncia.

  • Boas Práticas para Órgãos Públicos

O Pernambuco Transparente ainda apoia as instituições públicas na implementação de políticas de governo aberto, através de capacitações especiais com conteúdo sobre novas e boas práticas: essa modalidade tem como objetivo sensibilizar as lideranças, gestores e colaboradores sobre a importância de um programa de abertura. Aborda definições, dados, benefícios, desafios e outros assuntos essenciais para conhecer melhor o assunto - já que é necessário desenvolver um plano operativo para sua implantação, preparar a infraestrutura mínima necessária do ponto de vista tecnológico, legal, administrativo e de comunicação, adequar os times ao novo cenário e preparar os meios de participação. Na oportunidade, serão colocadas em pauta a relevância de um Portal dos Conselhos, desenvolvimento de um Portal para Dados em formato aberto, a modernização do Portal da Transparência e os canais de Ouvidoria, além do incentivo ao diálogo entre gestores públicos e a sociedade visando maior efetividade das políticas públicas e o fortalecimento da cidadania.

  • Boas Práticas para Empresas e Entidades Privadas

Com a adoção de Leis Anticorrupção e práticas de Compliance, empresas de todos os portes buscam cada vez mais institucionalizar medidas de integridade em seus negócios, o que passou a ser um grande diferencial no mercado, já que grandes empresas e órgãos públicos optam cada vez mais por fazer negócios com empresas que adotem tais práticas. Em Pernambuco, inclusive, o Governo estadual tornou obrigatório que seus maiores fornecedores sigam programas dessa natureza (Lei Nº 16.722/19). Mais do que promover uma boa cultura interna, ter uma postura adicional de maior contribuição ao alívio de questões sociais potencializa o amplo desenvolvimento econômico de comunidades impactadas e abre caminhos para melhores cenários nos mercados, gerando ambientes de confiança e estabilidade. Assim, somamos conhecimento sobre iniciativas locais conhecidas que podem ser fortalecidas e originar rumos mais prósperos para todo(a)s.

NOSSAS CAPACITAÇÕES

  • Taxa simbólica é cobrada exclusivamente para gastos de deslocamentos.

    1 h

    30 Reais brasileiros