sex., 14 de jan. | Formulário On-line

Consulta para Atualização da Estratégia Brasileira para a Transformação Digital

Aberta até o dia 14 de janeiro de 2022, a consulta tem por objetivo garantir a ampla participação social para a atualização e a priorização das ações estratégicas.
O registro está fechado
Consulta para Atualização da Estratégia Brasileira para a Transformação Digital

Horário e local

14 de jan. 23:30
Formulário On-line

Sobre o evento

Está aberta a consulta pública para atualização da Estratégia Brasileira para Transformação Digital (E-Digital). O objetivo é fornecer mais um canal de integração entre o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e a sociedade e com isso garantir a ampla participação social no processo de transformação digital, enfatizando principalmente a definição de ações estratégicas prioritárias.

A pandemia de Covid-19 contribuiu fortemente para a aceleração da transformação digital, com impactos sobre a realidade do país. O mundo do trabalho sofreu alterações, com a adoção do home office para isolar a população, aumentando o uso de serviços de internet e armazenamento de dados por toda a sociedade. Outro fator foi o aprofundamento da crise de escassez de mão-de-obra qualificada digitalmente para fazer frente às novas necessidades.

De acordo com o assessor técnico do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) organização social vinculada ao MCTI, Lucas Motta, a atualização da E-Digital assume um papel de protagonista neste cenário. Ele destaca que a análise dos elementos de transformação digital deve estar centrada na capacidade da estratégia de ampliar as competências do país, de modo a se integrar à economia digital global. "Assim será possível promover o desenvolvimento econômico e social sustentável e inclusivo, com inovação, aumento de competitividade, de produtividade e dos níveis de emprego e renda no país", afirma.

A atualização tem como base a estrutura original da Estratégia Brasileira para Transformação Digital, formada por eixos habilitadores e de transformação digital, que são transversais e igualmente importantes. Para atingir os objetivos definidos em cada um, a E-digital prevê um conjunto de ações, de caráter contínuo ou com prazo determinado de execução, cujo resultados parciais podem ser encontrados no Diagnóstico da E-digital.

A última atualização da E-digital ocorreu a partir de um ciclo de oficinas realizado de 21 e 24 de setembro de 2021, com a participação de mais de cem atores de diferentes setores da sociedade, como acadêmicos, servidores públicos, empresários, que propuseram ações estratégicas por meio de um ciclo de oficinas. 

Podem participar da consulta, aberta até o dia 14 de janeiro de 2022, pessoas físicas ou jurídicas diretamente por meio do formulário eletrônico [http://isurvey.cgee.org.br/e-digital/], bastando realizar um cadastro inicial. Para participar é necessário primeiramente escolher se responderá como pessoa física ou jurídica, clicando, em seguida, no botão “Cadastre-se”. Após o cadastramento, será enviada no e-mail informado uma mensagem para geração de senha de acesso e conclusão do cadastramento.

Compartilhe esse evento