Pernambuco Transparente na Mídia

Fazendo a diferença


Quer saber mais sobre o Pernambuco Transparente? Convidamos você a ver a repercussão do trabalho desenvolvido ao longo de nossos três anos na imprensa local:

Artigos

Através de artigos em jornais locais, pretendemos contribuir para a reflexão da sociedade pernambucana sobre temas importantes para a cultura da transparência e integridade pública. Em 2020, publicamos um reforçando a importância de manter o compromisso com pauta em tempos de coronavírus. Em 2019, por ocasião de uma necessidade de esclarecer a população a respeito da gestão e quadro de corrupção na cidade do Cabo de Santo Agostinho, localizada na região metropolitana e acompanhada pelo projeto:

artigolai
artigoarte

Reportagens

Participar de reportagens ou analisar dados levantados por jornalistas é também uma das nossas contribuições. Confira depoimentos e perspectivas:

materiaglobo.png

1/1

Entrevistas

Realizações do Open Data Day 

Para os amantes e curiosos pelo universo da abertura de dados e transparência, o mês de março é especial: há uma década é celebrada internacionalmente, através da realização de eventos simultâneos em todo o mundo, um dia só para marcar a sua importância. Em Recife, o Pernambuco Transparente já promoveu duas edições (a primeira da capital, em 2019, e a segunda, em 2020):    

Saiba mais sobre o evento e confira tudo sobre os eventos que já ocorreram em Pernambuco em publicação especial do nosso blog!

Repercussão Visitas Técnicas

Em 2018, o projeto realizou visitas técnicas às controladorias das câmaras e prefeituras da Região Metropolitana do Recife, envolvendo 15 cidades.

Fortalecimento do Controle Interno e Externo

Em 2019, iniciamos um grupo de comunicação com diversas entidades de controle social e oficial:

Seminários promovidos pela Controladoria Geral da União em Recife:

Presença em Audiências Públicas e Eventos

Em 2019, a Escola de Contas Públicas do TCE-PE realizou o encerramento do calendário de atividades com a realização de um debate especial sobre tema Políticas Públicas, Controle e Inovação: a roda de diálogo teve como convidados Raquel Lins do Pernambuco Transparente, Paulo Pandolfi do aplicativo Colab, o jornalista Aldo Vilela, e o cientista político Antonio Lavareda. 

 

Representamos ainda a sociedade civil na primeira audiência pública já realizada pelo Tribunal Regional da 5ª Região (TRF5 - que tem sob sua jurisdição os estados de Alagoas, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe.) para discussão de metas do Judiciário:

O Sindicato dos Professores da Rede Municipal de Ensino do Município do Paulista – SINPROP promoveu o III Congresso Extraordinário Sinprop: Controle Social no Combate à Corrupção, no dia 20 de fevereiro, no Shopping Patteo Olinda, no auditório da UNINASSAU. Gratuito, o evento foi direcionado a todos os professores do município do Paulista e contou com a presença de mais de 60 educadores.

printentrevista9_edited.jpg
  • Preto Ícone YouTube
  • telegramiconblack

©2020 por Pernambuco Transparente.